Ideia de Primeira: Ideias Tecnológicas!

Idéias de todo tipo surgem na nossa mente, mas, a partir de qual momento elas se tornam uma espécie de 'Eureka', inigualáveis, que ninguém tinha pensado nisso antes? E depois se tornam triviais em nossas vidas?
Exemplos são: o computador, a internet, o celular, o carro (e transportes - mecânicos - em geral), entre outras coisas, que na vida moderna já são tão importantes pra nós, e a gente não consegue mais passar um mês sem... (não venha me dizer você, querido leitor (a) que consegue... nem se você for pra casa daquela sua vó ou tia no interior você não fica sem as tecnologias modernas, e sai correndo pras redes sociais sempre que pode, ainda mais com essa tecnologia 3g dos nossos celulares!)
Como viciados nessas novas tecnologias, e adoramos saber sobre tais coisas (apesar de nem sempre entender, e nem sempre poder comprar - pra falar a verdade, na maioria das vezes não poder comprar!), então vamos 'falar' hoje, sobre a CeBIT ("Centrum für Büro und Organisationstechnik" ou Centro de Tecnologia para Escritórios e Organização), que é uma das maiores e mais completas feiras de tecnologia do mundo.
Ela se realizo em Hannover, na Alemanha, e foi aberta na noite da segunda feira (28.02.2011), e foi até sábado (05.03.2011). Como tradicionalmente um país é convidado, este ano de 2011 foi a Turquia, porém o Brasil estava presente por meio do projeto "Participação Brasileira na CeBIT", que tem como objetivo a inserção de softwares e serviços de tecnologia de informação e comunicação brasileiros no mercado internacional.
E tem mais: entre os dias 10 e 12 de maio deste ano de 2011, Porto Alegre sediou a primeira feira Business IT South América (BITS), encontro com a chancela da CeBIT. O evento foi voltado para o mercado brasileiro e recebeu entre 8 mil e 10 mil visitantes de todo o Cone Sul. A Hannover Messe aposta que a feira será a mais importante plataforma para a indústria de TI e telecomunicações em toda a América do Sul.
Em Hannover, cerca de 4.200 expositores estarão presentes, com quatro grandes áreas de exposição:
- CeBIT lab: voltada para universidades e institutos de pesquisa, oferece aos mesmos a oportunidade de se apresentarem à comunidade internacional (que muito me interessa! );
- CeBIT pro: direcionada aos profissionais da tecnologia de informação e comunicação (outro que acaba me interessando );
- CeBIT gov: voltada para o governo e instituições públicas; e
- CeBIT life: uma novidade, voltada para o consumidor comum (essa área interessa a todos nós, né? nem precisa comentar...).

Entre as tendências esperadas para esse ano estão os tablets e o 3D, mas é claro que, como conta o diretor e porta-voz da CeBIT, Hartwig von Sass, pode-se ver nessa feira muito mais que duas essas tendências, e celulares, ou outras tendências no setor de hardware, mas todo o conjunto.
Agora, vamos à Wikipédia ; porque ninguém é de ferro, e não sou um nerd total (pelo menos eu acho, assistindo mais uns episódios de "The Big Bang Theory" descobrimos!); descobrir o que é, de forma simplificada:

Tablets
Um tablet PC ou simplesmente tablet é um dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos 3D. Apresenta uma tela touchscreene tem como o dispositivo de entrada principal a ponta dos dedos ou uma caneta, em vez de um teclado ou mouse. É um novo conceito: não deve ser igualado a um computador completo ou um smartphone, embora possua diversas funcionalidades dos dois.

3D
Ah, não... não vou pagar mico de explicar o que é 3D, vocês nunca foram assistir filme 3D no cinema? Nunca pegaram naquele óculos'zinho' e tal?!


Humm... Uma outra coisa que vai ter na feira: uma sala de aula cibernética onde alunos poderão aprender conceitos de difícil abstração com a ajuda de realidade virtual e imagens tridimensionais. Não é show? Pena que eu não vou poder ir, mas se eu tiver mais informações, quinta que vem eu escrevo. Prometo!
PS: a propósito, lá na CeBIT tem uma porção de idéias tecnológicas todinhas juntas, unidas... Que bom que esse pessoal estuda pra gente poder desfrutar dessas tecnologias ~lindas~ todas!]
E tenham idéias!
Fontes:
Msn Tecnologia: http://tecnologia.br.msn.com/noticias/artigo.aspx?cp-documentid=27857223
alemanJA.org: http://www.alemanja.org/component/content/2316?task=view
http://www.alemanja.org/component/content/2152?task=view
Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tablet_PC
Tecnologia.terra: http://tecnologia.terra.com.br/cebit/2011/noticias/0,,OI4969589-EI17628,00.html






Nenhum comentário:

Postar um comentário

As suas idéias sobre este texto também são bem-vindas!